Spoiler: “A paisagem mais espetacular que vi foi a do final de Em Busca do Tempo Perdido”

Por Ricardo Lordes, publicitário, presidente da agência Pátria e autor do livro Olhar Feminino (Editora Matrix, 2012)

Li certa vez uma bela definição para “fim de livro”: é quando o autor mostra a você a paisagem vista do alto da montanha que ele o ajudou a escalar. De todas as montanhas de papel que já escalei, a paisagem mais espetacular que vi foi a do final de Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust.

Escrito em primeira pessoa, o livro nos coloca na Paris do início do século XX e na vida de um homem doente e solitário, completamente obcecado pela ideia de escrever um romance. Ao mesmo tempo, ele tem seríssimas dúvidas sobre seu dom literário.

Ao longo de quarto mil páginas, acompanhamos as infinitas recordações, observações e aflições de um homem que não deu para nada – e não sabe se dará para escritor, seu desejo e sonho. É uma longa prosa que soa como uma interminável poesia e, até por isso, mereceu a tradução de Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, na edição brasileira da Editora Globo.

O fim do livro é justamente o instante em que o autor se convence de que pode, sim, escrever um grande livro – o que estamos terminando de ler e que já podemos avaliar o quão grande seria/é. Então, o narrador deseja, clama para que ao menos tenha tempo para concluir sua obra – obra que falaria justamente sobre o Tempo.

Proust concluiu o livro em 1922. E morreu no mesmo ano. O manuscrito do primeiro volume foi violentamente rejeitado pela editora Gallimard, e o autor se viu obrigado a pagar a impressão pela Grasset e apostar sozinho no sucesso da obra.

Não foi tempo perdido.

Publicado por

TEMMAISGENTELENDO

Festeja, cultua e apoia o gesto da leitura nos espaços públicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s