Conheça a iniciativa que retrata os leitores dos vagões brasilienses

A jornalista Ana Elisa Santana encabeça um projeto similar ao TMGL nos metrôs de Brasília. O Li no Metrô – que conta com um blog e uma página no Facebook – faz imagens de leitores nos vagões e, também, tem o objetivo de registrar o que a própria Ana lê enquanto utiliza o transporte público. Conversamos um pouco com ela para entender um pouco mais sobre a iniciativa, e o resultado você confere na entrevista a seguir.

TMGL: Como vocês tiveram a ideia do projeto?

Ana: No ano passado, eu me mudei para um apartamento próximo a uma estação de metrô e resolvi que era a hora de fugir do trânsito e ajudar o meio ambiente voltando a usar o transporte público. Como a viagem de metrô da minha casa ao trabalho demora cerca de meia hora, voltei ao velho hábito de carregar livros comigo e ir lendo pra matar o tempo. De uma média de um livro por mês, passei a ler bem mais: às vezes, chego a ler um por semana. A ideia do blog veio da vontade de guardar detalhes que eu gostei dos livros que li, e também registrar algumas coisas desse trajeto que faço usando o transporte público.

TMGL: Quem faz as imagens são vocês mesmos? Vocês sempre falam com as pessoas sobre os livros ou apenas veem o nome, na capa?

Ana: Eu mesma faço as imagens no metrô, e tento sempre não identificar as pessoas. Também incentivo amigos e familires a me mandarem fotos do que elas estão lendo no transporte público. Como o foco do meu blog é registrar o que eu tenho lido, e é mais um hobby mesmo, eu ainda não abordei pessoas pra conversar sobre os livros que elas estão lendo. Mas não é algo que eu descarte fazer, com o tempo.

TMGL: Pretende expandir o trabalho? Buscar parceiros?

Ana: Por enquanto, tenho feito algumas tentativas de parcerias com editoras, mas não há nada muito concreto. Também pretendo chamar mais pessoas para escrever comigo no blog, mas acredito que ainda vá demorar um pouco para partir para esta etapa. Minha ideia mais forte é continuar a registrar minhas impressões sobre os livros e trocar ideias com as pessoas sobre o que elas têm lido, tentando incentivá-las a manter o hábito da leitura.

Publicado por

TEMMAISGENTELENDO

Festeja, cultua e apoia o gesto da leitura nos espaços públicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s