Quer viver mais? Então leia diariamente por 30 minutos

Hábito da leitura pode aumentar longevidade em até dois anos
Hábito da leitura pode aumentar longevidade em até dois anos

Essa é a conclusão de estudo, da Universidade de Yale, nos EUA, que acompanhou 3635 participantes por 12 anos.

A pesquisa foi publicada em setembro desse ano, no jornal Social Science & Medicine, surpreendendo leitores e até mesmo os autores do trabalho. Os epidemiologistas Becca R. Levy, Martin D. Slade e Avni Bavishi, da escola de Saúde Pública, da Universidade de Yale, declararam que não esperavam chegar à conclusão tão relevante. Segundo o estudo, pessoas que leem até meia hora por dia podem viver, em média, dois anos a mais do que aqueles que não têm esse hábito. Os pesquisadores acompanharam a vida de 3635 participantes, com mais de 50 anos, por 12 anos, que se encaixavam em três perfis: leitores assíduos, leitores eventuais e pessoas que não liam livros.

O estudo chegou a indicativos curiosos. Os principais beneficiários são aqueles que preferem livros, e de ficção. Jornais e revistas não são tão eficazes no aumento da longevidade, assim como acompanhar mensagens em e-mails ou postagens em mídias sociais não entram nessa contabilidade. Os pesquisadores explicam que para “reverter” horas de lazer com o livro em vantagens para a saúde é necessário que haja um envolvimento cognitivo intenso capaz de melhorar o raciocínio, a concentração, o pensamento crítico e a inteligência emocional, dentre tantas outras coisas, que parece que só a ficção pode promover.

Outros estudos revelam que a leitura realmente traz aprimoramentos neurais concretos com consequentes melhoras na qualidade de vida, prevenindo inclusive doenças relacionadas à senilidade. Mas os estudiosos concordam que há muito, ainda, a se descobrir entre neurologia, saúde e livros. Enquanto a ciência não comprova em laboratório o que sabemos na prática, continuemos firmes na literatura, certos dos deliciosos benefícios que ela nos traz.

 

Publicado por

TEMMAISGENTELENDO

Festeja, cultua e apoia o gesto da leitura nos espaços públicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s