Leitura no Vagão – para se locomover lendo

Imagina que bacana entrar no metrô e, além de encontrar um assento livre, ainda se deparar com um livro sobre o banco, uma doação para você ler, se entreter, se enriquecer culturalmente, transformando um tempo pouco produtivo de locomoção, em uma oportunidade para mergulhar na leitura. Se você tem a sorte de saber do que estou falando, já foi um dos “contemplados” pelo projeto Leitura no Vagãohttp://www.leituranovagao.com, fundado em agosto de 2014, por Fernando Tremonti, em São Paulo.

Em dois anos, o projeto com objetivo de incentivar à leitura, sem fins lucrativos, cresceu muito. Já distribuiu mais de 13 mil livros em metrôs, trens e ônibus em vários locais do país: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Minas Gerais, Belo Horizonte, Amapá e São Paulo, além de São Thiago do Chile, Nova York e, pasmem!, Dubai.

A ideia começou despretensiosa, baseada na própria experiência do fundador. “Leio cerca de 2 livros por semana, só aproveitando o tempo que fico no metrô, cerca de 1 hora por dia”, conta Fernando. Juntando a experiência pessoal com a convicção de que a leitura é fundamental para te levar a outro patamar do conhecimento, Fernando criou o Leitura no Vagão. Funciona assim: o projeto deixa livros em locais aleatórios, com uma etiqueta e um panfleto explicando sobre o projeto, para que a pessoa leve a obra para casa, leia e devolva-a no local onde encontro.

Você pode participar doando livros ou sendo voluntários nessa deliciosa missão de distribuir as obras, devidamente etiquetadas, pelos locais previamente definidos. Eles são divulgados nas mídias sociais e no blog do projeto. O próximo evento será no dia 7 de dezembro, no Terminal dos Estudantes, em Mogi das Cruzes. Curta, compartilhe e participe!

Publicado por

TEMMAISGENTELENDO

Festeja, cultua e apoia o gesto da leitura nos espaços públicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s